sábado, 30 de março de 2013

O velho e o moço


Texto meu, retirado de uma redação redigida em 13 de maio de 2007. E sim, o título é inspirado na música do Los Hermanos.
Preservei os mínimos detalhes do texto e não fiz nenhuma correção.
E não sei porque tinha escrito, muito menos guardado.

O Moço gostava da vida, nenhum pouco acanhado, e não gostava de trabalho. Um dia estava em sua casa quando avistou pela janela um Velho senhor que passava pela rua, e percebeu que ali ele passava todos os dias, sem destino, sem partida.
Um dia, vaidoso como só ele, resolveu perguntar para onde o Velho ia, pois passava todos os dias, sempre ao soar do sino da velha Igreja aos fundos da rua que espantava os pássaros das várias árvores de sua rua. O que o Moço não esperava era que o Velho de estatura mediana , franzino e de barba longa, responderia sem alguma delicadeza com sua voz forte, que, ele passava ali para ver o quanto o Moço era preguiçoso e passava o dia inteiro em sua pequena casa cinzenta e úmida que guardava uma bagunça sem fim no quintal, que seu primo mais novo deixara ali.
O Moço irritado, voltou a sua casa, e pela primeira vez viu entre as grades do portão marrom, o quão era desarrumada sua casa. Na mesma hora pensou na situação e lembrou da voz grave do velho, e refletiu: -- Tenho que mudar! Ainda a noite, o Moço arrumou toda a sua casa, e no dia seguinte a pintou de azul.
No outro dia, ao soar do sino, o moço acorda com aplausos do Velho, que visivelmente contente, abria um sorriso amarelo e aberto e disse: - Meu amigo, quando eu tinha a sua idade, eu era igual a você. Não gostava de trabalho, vivia em festas. Hoje veja como estou. O que posso fazer de útil é perambular pelas ruas a procura de pessoas iguais a mim, que não tem interesse em mudar, e agora, eu posso dizer que, eu fiz algo de útil na vida. Hoje eu sei, o quanto perdi com a sensação de utilidade.
Comovido com os dizeres, o Moço resolveu trabalhar, seguir uma vida saudável e pensou o quão o Velho poderia ter parecido consigo, e decidiu que não morreria inútil, e descobriu que mais que festas, a vida pode ser mesclada ao trabalho, para ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário